VEJA AS

NOTÍCIAS

PREPARE A TORCIDA, O COORDENADOR DE OFICINAS DO FAVELA MUNDO ESTÁ NO BBB 2019!

10.1.2019

 Rodrigo França, articulador cultural, ator, diretor e filósofo é um dos novos integrantes do BBB

 

O Papai Noel que encantou 350 crianças no natal da Cidade de Deus, na ONG Favela Mundo, é um dos novos integrantes da casa mais vigiada do Brasil. Rodrigo França, que, além de ator, diretor, escritor e filósofo é  coordenador de projetos da Organização Não Governamental, realizou seu desejo de  se transformar no bom velhinho e levou muita representatividade para a comunidade da zona oeste do Rio: "Eu sonhava ser Papai Noel, mas tinha receio de como seria recebido porque a construção social e o imaginário infantil tratam o personagem como branco, de traços europeus. Mas fui recebido com muito amor e um olhar de surpresa em dobro, porque ao mesmo tempo que era a figura do Papai Noel chegando, também era uma novidade ser negro", contou Rodrigo.

 

Vestido de vermelho, botas pretas, pele negra e dreads, o Papai Noel Afro de Rodrigo causou frisson nas crianças e adolescentes, que foram presenteadas com livros. O evento deste ano, chamado de Natal Literário, além de incentivar a leitura, cultura e educação, provou que representatividade importa e muito!   

 

"As crianças tocavam nos meus dreads pintados de branco e depois no próprio cabelo pra sentir se a textura era a mesma. Também puxavam a manga da blusa pra ver a tonalidade da minha pele e colocavam o braço do lado pra comparar”, lembra Rodrigo, que completou dizendo: “Ouvi coisas lindas como ‘você é mais bonito do que o outro’. Quando uma criança negra fala que o Papai Noel afro é mais bonito, ela está automaticamente dizendo que também é bonita".

 

O sucesso da ação foi tão grande que os alunos de Acari também foram surpreendidos pelo bom velhinho, que invadiu as aulas de capacitação profissional de jovens e adultos, onde Rodrigo atuava como coordenador desde julho.

 

A Favela Mundo conta com patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, LAMSA e MetrôRio, concessionárias do grupo Invepar, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS e apoio do Instituto Invepar.

 

Fundada em setembro de 2010, a Favela Mundo passou por 12 comunidades e beneficiou 5.387 crianças e jovens. A ONG tem em seu currículo o reconhecimento de “Modelo de Inclusão Social nas Grandes Cidades”, concedido pela ONU em 2014, no World Cities Day, em Nova York, além de representar nosso país em outros eventos nos Estados Unidos, Canadá, México, Cuba e Marrocos.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

POSTS RECENTES
Please reload

PROCURAR POR TAGS

Rua Moisés s/n – EDI Senhora Perciliana de Alvarenga

Cidade de Deus
Tel.: (+55 21) 2236-4129 | 3349-2548

Cel.:(+55 21) 98222-6654

© ekloos 2017   |   Favela Mundo    |    Todos os direitos reservados